Campeonato Mundial de Veteranos

Campeonato Mundial de Veteranos

O Campeonato Mundial de Veteranos começou no dia 17 de Novembro e terminou no dia 28 de novembro no Vila Baleira Hotel, na Ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira.


O verão tardio da Ilha Dourada tem aquecido os tabuleiros dos Mundiais de Veteranos. Em Porto Santo, os torneios entraram na segunda metade e os favoritos cerraram fileiras nas respetivas candidaturas aos títulos.

No escalão dos +50 anos, os grandes mestres Alexander Shabalov (Estados Unidos) e Michal Kransekow (Polónia) dividem a liderança, com 5 pontos em 6 jornadas. Os dois só cederam dois empates um dos quais no duelo entre ambos, na quinta jornada. Nessa partida, Shabalov, de pretas, parecia reunir boas condições para ganhar um final de torres, mas o polaco entrou uma defesa milagrosa e forçou o empate.
A meio ponto dos líderes seguiam nesta fota sete jogadores, todos com possibilidades de lutarem pelo pódio final.

Ao nível dos portugueses, o mestre internacional Sérgio Rocha e o mestre FIDE Fernando Ribeiro somam 3 pontos e dividiam a 33.ª posição com mais 12 xadrezistas.

Entre os +65 anos são cinco grandes mestres os jogadores irmanados na frente. Tratam-se do brasileiro Jaime Sunye Neto, do alemão Rainer Knaak, do georgiano Zurab Sturua, do eslovaco Lubomir Ftacnik e do colombiano Alonso Zapata. Todos somavam 5 pontos e já partiram para este competitivo torneio nos números cimeiros do ranking.

O mestre internacional Fernando Silva estáva a fazer um bom torneio, situando-se em 14º lugar, com 4 pontos, os mesmos do 10º posicionado. Já o mestre FIDE António Pereira dos Santos jogava também em terreno positivo, somando 3,5 pontos.

O Xadrezista, do Ginásio Clube de Odivelas, Alberto Achiles Gaspar Corrêa Mendes, (na toto)

Apesar da sua participação ser em representação do clube, o GCO, o xadrezista assumiu todos os custos inerentes. Alberto Mendes é o xadrezista mais idoso em Portugal ainda no ativo, tendo feito 92 anos no dia 09 de novembro.

Na segunda-feira, 25 de novembro, realizou-se a 8º ronda. Até domingo o xadrezista tinha 1 vitória, 2 empates e quatro derrotas.

O Dário de Odivelas felicitou Alberto Mendes pela sua longevidade e amor ao xadrez e desejou-lhe a continuação de uma boa participação no evento.

( A Direcção e todos os corpos gerentes atuais do GCO não podem deixar de elogiar também este feito protagonizado pelo ex-Diretor do Clube Alberto Correia Mendes.)

Igualmente equilibrado foi o torneio feminino, que juntou as jogadoras das categorias de +50 e de +65 anos. A mestre internacional feminina Sopio Tereladze (Geórgia) e a mestre internacional absoluta Masha Klimova (Israel) empataram o duelo entre ambas na sexta jornada e passaram a somar 4,5 pontos, recebendo a companhia no comando da mestre internacional Silvia Alexieva (França).

Nessa altura a meio ponto estavam seis jogadoras, entre as quais a lenda viva Nona Gaprindashvili (Geórgia) número 1 do torneio e, aos 83 anos, à espreita do título mundial feminino de +65 anos.

Os Mundiais de Veteranos foram até ao dia 28 de novembro e nesta foto faltavam cinco jornadas para o final. O dia 23, sábado, foi reservado ao merecido descanso e seguramente que muitos jogadores e jogadoras aproveitaram para conhecer o paraíso natural que é a Ilha de Porto Santo.

Para os que pretendiam voltar aos tabuleiros houve um torneio de semi-rápidas, uma das atividades paralelas previstas para estes Mundiais no Vila Baleira Hotel.
Outra atividade ocorreu em 19 de novembro, o Dia Mundial do Xadrez e contou de uma masterClass do grande mestre Michael Gurevich.

fonte: Federação Portuguesa de Xadrez