A Ginástica para Todos
A Ginástica para Todos (GpT) oferece uma enorme variedade de atividades adequadas a todos os géneros, grupos etários, com diferentes capacidades técnicas e ascendências culturais. É reconhecido que as atividades da Ginástica para todos contribuem para a saúde pessoal e bem-estar físico, social, intelectual e psicológico.
Os grandes objetivos dos eventos da Ginástica para Todos atividades são a diversão, a amizade, a aptidão física e a ginástica de base.
As apresentações de GpT podem envolver:
- Ginástica com ou sem aparelhos;
- Ginástica e Dança.
Para a Federação Internacional de Ginástica, a Ginástica para Todos é considerada a base de todas as disciplinas da ginástica, do movimento e das atividades desportivas de um modo geral.
Os atuais eventos nacionais da Ginástica para Todos são:
PortugalGYM
PORTUGALGYM – Gymnaestrada Nacional – É o expoente máximo da ginástica para todos, evento que está aberto a toda a família da Ginástica (federada e não federada). Com uma participação média de 3000 inscritos de norte a sul do país, os diferentes grupos apresentam-se em praças e locais emblemáticos das cidades que acolhem o evento e invadem as suas ruas de alegria, música e ginástica durante o dia inteiro.
A Gala Prof. Henrique Reis Pinto é o momento que todos querem assistir e que todos anseiam poder participar. É um espetáculo que pretende reunir o melhor do que a ginástica nacional tem para mostrar, estando representadas todas as disciplinas da ginástica.
GYM FOR LIFE NACIONAL
GYM FOR LIFE NACIONAL – Evento em que as classes, independentemente da disciplina, concorrem pela obtenção de uma Menção (Ouro, Prata ou Bronze). No final do concurso geral, todos os grupos que receberam Menção Ouro, voltam a concorrer entre eles para a obtenção da Menção Diamante, que é atribuído apenas a um grupo.
SENIORGYM
SENIORGYM – Evento destinado à população sénior com mais de 45 anos, e que durante um dia experimentam outras atividades em workshops realizados por técnicos credenciados e que têm a oportunidade ainda de apresentarem a sua coreografia perante todos os restantes participantes e convidados. É um dia de convívio e de promoção da atividade física para a população sénior.
A nível internacional também existem eventos de referência, e nos quais Portugal tem tradicionalmente uma forte participação. Estes eventos são organizados pelas duas instituições que tutelam a Ginástica, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) e a União Europeia de Ginástica (UEG).
Eventos da Federação Internacional de Ginástica:
- WORLD GYMNAESTRADA – É o maior evento internacional não competitivo, organizado a cada 4 anos, que permite a participação de todos os ginastas, de ambos os sexos, de todas as idades e de diferentes culturas. Durante uma semana os participantes podem realizar as suas apresentações para milhares de pessoas vindas de toda a parte do mundo. O programa da Gymnaestrada inclui Apresentações de Grandes Grupos (+ de 200 ginastas em estádios), Apresentações de Grupo (+ de 10 ginastas em pavilhão), Noites Nacionais que são espetáculos desenvolvidos pelos países especificamente para a Gymnaestrada e a Gala FIG em que a participação é feita por convite às melhores classes. Os clubes poderão participar em apresentações de cidade que a organização poderá organizar em locais turísticos da cidade.
- WORLD GYM FOR LIFE CHALLENGE – É o evento mais recente tutelado pela FIG e que acontece de 4 em 4 anos. Consiste num concurso internacional entre o grupos, em que são avaliados por um conjunto de experts convidados e que atribuirá a todos os grupos as menções Ouro, Prata e Bronze. Os grupos apresentam-se em concurso divididos nas seguintes categorias:
- Ginástica e dança, pequeno grupo (menos de 20 ginastas)
- Ginástica e dança, grande grupo (mais de 21 ginastas)
- Ginástica com Aparelhos, pequeno grupo (menos de 20 ginastas)
- Ginástica com Aparelhos, grande grupo (mais de 21 ginastas)
Eventos da União Europeia de Ginástica:
EUROGYM – O EUROGYM é um festival gímnico europeu para jovens, entre os 12 e os 18 anos de idade, que se realiza de dois em dois anos. Os ginastas inscritos têm a oportunidade de participar em workshops variados e de realizarem exibições em locais públicos escolhidos pela organização local. É um festival com uma participação média de 4000 inscritos e que promove o desporto de uma forma geral e a ginástica em particular.
EUROPEAN GYM FOR LIFE CHALLENGE – A UEG adotou recentemente este novo evento com o objetivo de promover e desenvolver a GpT, convidando todos os grupos com ginastas a partir de 12 anos de idade a participar neste. À semelhança do evento titulado pela FIG, os grupos são avaliados por um conjunto de experts convidados, que atribuirá a todos os grupos menções Ouro, Prata ou Bronze. No final os grupos recebem um conjunto de feedbacks no sentido de melhorarem a sua forma de apresentação, constituindo-se assim como uma ferramenta para a evolução do grupo e da ginástica por este apresentada.
GOLDEN AGE GYM FESTIVAL – É um festival internacional europeu destinado a ginastas com mais de 50 anos de idade que acontece com a periodicidade de dois anos. Os grupos participantes terão a oportunidade de se exibir em palcos instalados em locais públicos e de participar em workshops de diferentes atividades desportivas e culturais. Para além da promoção de estilos de vida ativos este evento promove a partilha de experiências entre ginastas de diferentes nações e promove ainda a cultura e o turismo local.
Consulte os manuais:
GINÁSTICA DE TRAMPOLINS
Tudo começou em 1936 quando George Nissen (1914 – 2010), ginasta americano, construiu o primeiro trampolim dobrável na sua garagem, em Cedar Rapids, Ohio.
Em 1964, a Federação Internacional de Trampolim (FIT) é estabelecida em Londres (GBR) e nesse ano ocorre o primeiro Campeonato do Mundo no Royal Albert Hall, em Londres. Os norte americamos Judy Wills e Dan Millmann são os primeiros campeões mundiais.
Durante anos, o Trampolim foi alvo de várias propostas para a sua inclusão nos programas de Ginástica, mas por acharem ser pouco atraente ou simplesmente desconhecido, as propostas nunca tiveram um desfecho positivo.
Na sequência da decisão do Congresso da FIG em Vilamoura, Portugal em Maio 1998 e Congresso FIT em Sydney, a fusão das 2 federações FIT e FIG assumem-se, passando a Ginástica de Trampolins a fazer parte da FIG a 01 de Janeiro de 1999.
Com esta fusão, o Trampolim passa a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2000.
Em 22 de setembro de 2000 às 20:40, 2 ginastas russos têm a honra de apresentar a primeira medalha olímpica na história do trampolim, Irina Karavaeva e Alexander Moskalenko, no meio de aplausos do público no Sydney Super Dome, observou … o próprio George Nissen!
A Ginástica de Trampolins consiste em quatro especialidades:
- Trampolim individual
- Trampolim Sincronizado
- Duplo mini trampolim
- Tumbling