Ser Colo por uma Ca(u)sa
“Exmos/as. Senhores/as Associados do Ginásio Clube de Odivelas,
A Casa Pia de Lisboa, IP (CPL), desde a sua fundação em 1780, tem por missão integrar crianças e adolescentes, designadamente as desprovidas de meio familiar adequado, garantindo-lhes percursos educativos inclusivos, assentes, nomeadamente, numa escolaridade prolongada, num ensino profissional de qualidade e numa aposta na integração profissional e, sempre que necessário, acolhendo-as.
No que ao acolhimento de crianças e jovens diz respeito, enquanto missão prioritária da CPL, têm sido encetados movimentos de melhoria contínua. Nesse sentido, presentemente a CPL dispõe do programa de Acolhimento Familiar, tendo por base a premissa de que todas as crianças/jovens têm o direito de viver e crescer numa família.
O Acolhimento Familiar é uma medida de colocação de carácter temporário, que visa proporcionar às/aos crianças/jovens que se encontram em situação de perigo, um ambiente familiar estável e afetuoso, fundamental ao seu desenvolvimento biopsicossocial.
Em Portugal, encontram-se 6.347 crianças e jovens no Sistema de Acolhimento, das/os quais apenas 227 se encontram em Famílias de Acolhimento (Relatório CASA, 2022). A maioria das crianças/jovens que necessitam de ser acolhidas são institucionalizadas pela escassez ou inexistência de famílias de acolhimento.
Somos todos/as convocados/as a ter um papel ativo na mudança do paradigma da Proteção da Infância em Portugal.
Junto anexamos o flyer de divulgação sobre o Acolhimento Familiar, a informação das datas das sessões informativas de maio (caso queira participar) e disponibilizamos os nossos contactos, contando consigo para que JUNTOS e JUNTAS possamos “Ser Colo por uma Ca(u)sa!”.
Muito agradecemos a atenção dispensada pela medida de Acolhimento Familiar
Gratas por fazer connosco parte da mudança.”
Reiteramos que estamos disponíveis para tudo aquilo que julgar importante e para agendarmos, caso considere, uma reunião conjunta com a Direção do Ginásio Clube de Odivelas, para esclarecer dúvidas e/ou para refletirmos sobre outras iniciativas que possamos organizar no âmbito da divulgação e informação sobre o Acolhimento Familiar.
Com os meus melhores cumprimentos,
P´la Equipa de Acolhimento Familiar